Rampas do Brasil

 RAMPAS DO BRASIL

Altitude: 460m. Desnível: 350m. Quadrante: E | SE | NE

Visual do voo na rampa de Ipú - CE

Local: Rampa de Ipu - Ipu - CE

Altitude: 460 metros.

Desnível: 350 metros.

Quadrante: E (Leste), SE (Sudeste), NE (Nordeste).

WayPoint: 4° 17' 54.366"S 40° 42' 58.151"W

Acesso: Aproximadamente 290 km de Fortaleza pela rodovia CE-257. Para chegar a rampa, de qualquer lugar da cidade, dirija-se à avenida Bezerra de Menezes e dali para a rodovia BR-020 com destino a Canindé. Em Canindé vire a direita com destino a Cidade de Santa Quitéria e a seguir siga as placas até Ipu.

Decolagem: Rampa de Madeira para asa delta e natural para parapente. A estrada que leva à rampa é acessível a carros comuns, exceto na época de chuvas. A área da rampa corresponde a 3 campos de futsal com árvores e abrigo.

Pouso: Fácil, maior que um campo de futebol a direita da rampa com acesso fácil de carro comum e praticamente dentro da cidade.

Melhor Época: Abril a janeiro do ano seguinte (garantido o voo neste período e é possível voar na época de chuva nos dias de bom tempo (com teto baixo).

Clube Responsável: Federação de Parapente e Asa Delta do Estado do Ceará. Tel.: (085) 8816-6307.

Prós: Térmicas fortes redondas, excelentes condições para voo de XC e lift agradável a tarde com lindo visual. O voo de XC tem a vantagem de que a região para trás da rampa é plana, sem montanhas ou desníveis. A Prefeitura da cidade de Ipu oferece grande apoio ao voo livre realizando obras de manutenção e melhorias no pouso, rampa e estrada de acesso. A hospedagem é barata e a alimentação de boa qualidade a preços convidativos. Um dos maiores lifts do Ceará com cerca de 20 km.

Contras: Ainda com poucos pilotos residentes na cidade. Caso deseje informações sobre sua visita é interessante consultar os pilotos locais. A região é ainda pouco explorada no voo de XC podendo haver dificuldades nas estradas de acesso.

Informações gerais: Terra da famosa bica que em tupi significa “queda d’água”. O município no pé da chapada da Ibiapaba tem vocação para o turismo de aventura e fortíssimo potencial para a prática do voo livre, eco-turismo e turismo rural.

Recordes: Asa Delta: Marcelo Andrei, 203,10 km, voando Aeros Combat, em 07/11/2007.
Veja o voo do recorde no site do XC Brasil.

Informações por: www.cearavoolivre.com.br e www.fortalezavoolivre.com.br

Veja um vídeo do local

Mapa de localização

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Procurar Rampa

Livro Parapente Iniciação

livro parapente iniciacao mario arque

MAPIL - Manual do Piloto de Parapente

Guia 4 Ventos edição gráfica

Guia 4 Ventos - Rampas de voo livre do Brasil

Apenas R$ 25,00
+ taxa de correio.