Rampas do Brasil

 RAMPAS DO BRASIL

Altitude: 2.420m. Desnível: 1.000m. Quadrante: N | NE | E | SE | S | SW | W | NW

Piquete- Pico do Marins - SP

Local: Pico do Marins - Piquete - SP

Altitude: 2.4200 metros

Desnível: 1.000 metros

Quadrante: Norte (N), Nordeste (NE), Leste (E), Sudeste (SE), Sul (S), Sudoeste (SW), Oeste(W), Noroeste (NW)

WayPoint:22º 30' 09'' S 45º07'15'' W (-22.502500, -45.120833).

Acesso: Aproximadamente distante 200km da cidade de São Paulo, o Pico do Marins esta situado na Serra da Mantiqueira na divisa entre os estados de São Paulo e Minas Gerais, próximo a cidade de Piquete. O acesso a rampa é feito através de uma caminhada de aproximadamente 4h (depende muito das condições físicas de cada um). A subida da trilha começa no estacionamento do campo base dos Marins. Para pilotos sem experiência em montanha é aconselhável contratar um guia local para a subida.

Pegue a Rodovia Presidente Dutra, BR-116, pegue a saída 51 e siga pela BR-459, passar por Piquete e logo em seguida (800 metros) virar à direita para a Estrada Vicinal José Rodrigues Ferreira que dá acesso ao Bairro dos Marins. Quando chegar ao fim do asfalto, já no Bairro dos Marins, suba à esquerda na estrada com bloquetes, ao chegar na bifurcação siga a direita passando por uma ponte de concreto, suba até o final da serra, passe por uma porteira quebrada e um mata burro, ali fica a divisa de estado saindo de Piquete – SP e entrando no município de Marmelópolis – MG.

O acesso depois de temporadas de chuvas é mais complicado sendo indicado apenas para carros 4x4.

Decolagem: Natural. São várias opções de decolagens diferentes, dependendo da direção do vento, mas as principais estão localizadas no topo e com espaço um pouco restrito, necessitando de uma certa experiência e habilidade do piloto. Como é uma rampa de altitude, só é segura em dias de ventos mais fracos.

Pouso: Assim como as decolagens, existem diversas opções de pousos possíveis, se decolar para o lado norte o pouso é no topo de um morro, amplo e tranquilo, para sul tem todo o Vale do Paraíba com uma infinidade de pastos possíveis.

Melhor Época: De abril a outubro, com possibilidade de voo durante todo o ano dependendo das condições climáticas.

Clube Responsável: Sem registro.

Prós: Visual incrível da Serra da Mantiqueira, excelente opção de voo Hike & Fly na região.

Contras: Caminhada bastante longa para se chegar ao pico, necessidade de habilidade para decolagem em espaços restritos. Não indicado para iniciantes.

Informações gerais: As melhores opções de hospedagem são em Passa Quatro, que tem uma boa quantidade de hotéis e pousadas. O Pico do Marins é uma das montanhas mais altas do estado de São Paulo e a 26a do Brasil , atraindo os amantes do montanhismo e agora os praticantes de Hike & Fly. Proporciona um visual fantástico do Vale do Paraíba, sul de Minas Gerais e das serras da Bocaina, Quebra Cangalha e Serra Fina. Mais informações sobre o local no site: www.picodomarins.com.

Recordes: Sem registro até o momento.

Informações por: João Pedro Simonsen. (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.) - https://vimeo.com/user7618490

 

Assista um vídeo do local

 

Mapa de localização

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Procurar Rampa

Livro Parapente Iniciação

livro parapente iniciacao mario arque

MAPIL - Manual do Piloto de Parapente