Rampas do Brasil

 RAMPAS DO BRASIL

Altitude: 522m. Desnível: 414m. Quadrante: E | SE

Visual da rampa de voo livre do Cleylton em Rio Bananal - ES

Local: Rampa do Cleiton - Timirim - Rio Bananal - ES

Altitude: 522 metros.

Desnível: 414 metros.

Quadrante: Leste (E), Sudeste (SE).

Waypoint: 19° 16' 54.71"S 40° 24' 37.886"W (-19.281864, -40.410524.).

Acesso: A rampa fica à 15 quilômetros da cidade de Rio Bananal. O acesso é de estrada de chão com boa manutenção durante todo ano em razão do escoamento da produção agrícola. Veículos de qualquer motorização conseguem ter acesso á rampa.

Decolagem: Decolagem gramada, ampla e de saída fácil. Quando é possível decolar com sol a pino, as térmicas poderosas na "cara da rampa" impulsionam os pilotos para cima exigindo bom grau de pilotagem ativa.

Pouso: Restrito, com pouca margem de erro, razão pela qual a rampa é indicada somente para pilotos experientes. O local é um círculo, com cafezal em volta, exigindo grande técnica de aproximação e pilotagem ativa. É comum o pouso nos pés da café dificultando a retirada do equipamento. Opção de pousos alternativos na região.

Melhor Época: Possibilidade de voo durante todo o ano. No final do dia o lift é garantido em razão da proximidade com o litoral, o vento costuma alinhar leste, garantindo aos pilotos grandes altitudes tanto do lift quanto das térmicas de restituição de todo o vale.

Clube Responsável: Sem registro até o momento.

Prós: O visual do local é majestoso, pois fica entre vales rochosos e com pouco mais de 300 metros acima da decolagem já é possível o piloto se encantar com a vista do Rio Doce e da majestosa lagoa Juparanã e das demais lagoas e lagos da região. Quando é possível, o voo XC é favorecido pelo aquecimento das grandes formações rochosas e negras de toda a região. Boa infraestrutura na rampa. Bar com bebidas, petiscos e refeições para pilotos e visitantes. Local também conta com banheiro, estacionamento para carros, água e ampla cabana com sombra. O anfitrião é Cleidinaldo (conhecido como Kleiton) recebe muito bem pilotos e visitantes.

Contras: Não indicado para pilotos com pouca experiência, devido a grande atividade termal em certos horários e pouso restrito. A aglomeração de pessoas pode ser um espetáculo, mas também um problema na decolagem, já que ainda não há placa de instruções ou delimitações da área de decolagem.

Informações gerais: As acomodações de hóteis em Rio Bananal são simples, mas satisfatórias. Apesar dos seus pouco mais de 15 mil habitantes, a cidade tem infra estrutura de restaurantes, bares e lazer.

Recordes: Parapente: 80.1 km do Piloto Marcelo Custódio, voando Skywalk Cayenne 5 em 07/09/2020. Veja o voo do recorde no site do XC Brasil

Informações por: Cleylton Mendes Passos.

 

Assista um vídeo do local

 

Mapa de localização

From Address:

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Procurar Rampa

Livro Parapente Iniciação

livro parapente iniciacao mario arque

MAPIL - Manual do Piloto de Parapente