Rampas do Brasil

 RAMPAS DO BRASIL

Altitude: 524m. Desnível: 420m. Quadrante: Rampa Oeste N | SW | W | NW  Rampa Leste E | SE | S

Vista do voo no Cerro da Figueira em Agudo - RS

Local: Cerro da Figueira - Agudo - RS

Altitude: 420 metros.

Desnível: Rampa Oeste: Norte (N), Sudoeste (SW), Oeste(W), Noroeste (NW). Rampa Leste: Leste (E), Sudeste (SE), Sul (S).

Quadrante: Norte (N), Nordeste (NE), Leste (E), Sudeste (SE), Sul (S), Sudoeste (SW), Oeste(W), Noroeste (NW)

WayPoint: Rampa Oeste: -29.691457, -53.214761. Rampa Leste: -29.692635, -53.213596.

Acesso: Agudo fica a aproximadamente 243 km de Porto Alegre. A partir do trevo de Agudo na rodovia BR-287: pegue a estrada asfaltada RS-348 (Rodovia do Imigrante) em direção a cidade de Agudo. Pegue a direita em estrada de chão em direção ao CTG - Centro de tradições Gaúchas "Sentinela do Jacuí" e, a poucos metros do CTG, vire a direita em direção ao Cerro da Figueira e fique atento para as placas de sinalização com os dizeres "Voo Livre". A estrada de acesso a rampa não é calçada, carros sem tração nas 4x4 e com motor pouco potente só conseguem subir se estiverem leves.

Decolagem: Natural. Ambas as rampas tem bom espaço para decolagem em falésia e espaço amplo para preparo de outros pilotos.

Pouso: O pouso para ambas as rampas é bom e com possibilidade de aproximação em diversas direções, sendo o da rampa Leste, mais amplo e permitindo a aproximação em mais quadrantes.

Melhor Época: Outubro, novembro e dezembro, em virtude das áreas de terra exposta para semeio da cultura do arroz na região, proporcionando boas térmicas e possibilidade de cross country.

Clube Responsável: AAVL - Associação Agudense de Voo Livre. https://aavlrs.wixsite.com/aavl.

Prós: Área com acesso veicular, além de estrutura para camping. Voo fácil e possibilidade de XC.

Contras: Fortes descendentes, em alguns dias.

Informações gerais: Pequena infra-estrutura hoteleira. Agudo é um sitio histórico da colonização gaucha, relíquias que remontam o século XVII e XVIII, vale a pena conferir. Hospedagem: Hotel Bel Recanto, Pousada Mate e Café, Hotel Germânico.

Recordes: Parapente: 118,4km do piloto Juliano Watthier em 23/11/2017 voando Gin Boomerang GTO. Confira o voo do recorde no site do XC Brasil.

Informações por: Fernando S. Aldado.

Outras rampas próximas: Agudo oferece outro ponto de decolagem, a rampa do morro da Aleluia. Confira esta decolagem aqui.

 

Assista um vídeo do local

 

Mapa de localização

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Procurar Rampa

Livro Parapente Iniciação

livro parapente iniciacao mario arque

MAPIL - Manual do Piloto de Parapente

Guia 4 Ventos edição gráfica

Guia 4 Ventos - Rampas de voo livre do Brasil

Apenas R$ 25,00
+ taxa de correio.