Governador Valadares – Rampa do Pico da Ibituruna – MG

Altitude: 1.123m

Desnível: 860m

Quadrante: S (sul), SE (sudeste), NE (nordeste), N (norte), NW (noroeste),  SW (sudoeste)

Considerada a capital do voo livre no Brasil, a rampa do Pico da Ibituruna em Governador Valadares é um dos melhores lugares do mundo para a prática do voo de XC (cross country) de asa delta e parapente. Palco de inúmeros campeonatos nacionais e internacionais do esporte, local de visita obrigatória para os amantes do voo livre.

Local: Governador Valadares – Rampa do Pico da Ibituruna – MG

WayPoint: -18° 53′ 11.76″, -41° 54′ 56.12″ (-18.886137506504084, -41.91517531871796).

Acesso: Distante 11 km (30 min.) do centro de Governador Valadares, a partir da BR-116. Estrada de terra e calçamento em boas condições para qualquer veículo, embora um pouco íngreme.

Decolagem: São 2 rampas de madeira para asa delta e 2 rampas naturais com possibilidade de várias decolagens simultâneas.

Pouso: Oficial na antiga Feira da Paz, ao lado da ponte de acesso ao Bairro Ilha dos Araújos, diversas outras opções de pouso alternativos nas várias rotas de voos de XC que a região proporciona.

Melhor Época: Todo o ano. Melhor em fevereiro e março.

Clube Responsável: Prefeitura Municipal de Governador Valadares (PMGV).

Prós: Térmicas muito fortes, grande paredão a esquerda da decolagem N, que todos devem respeitar, térmicas que chegam a 9,10 m/s. Pouso em todas as direções e resgate fácil ao longo da rodovia.

Contras: Pouco recomendado para pilotos inexperientes no horário mais forte, cuidado com pousos ao longo da rodovia, devido a grande incidência de fios elétricos.

Informações gerais: Consagrado como o melhor local para voo livre no Brasil. Boa infraestrutura hoteleira, existem pousadas com serviço de resgate para voadores. A administração local exige o cadastro do piloto que é realizado pelo site da prefeitura de Governador Valadares no link a seguir:

https://www.valadares.mg.gov.br/detalhe-da-materia/info/cadastro-de-pilotos—pilot-registry/86066

Recordes: Asa: Carlinhos Niemeyer e Pepê, 209 km, em outubro de 1990.

Parapente: 220,5 km do piloto Adeison Ferreira voando Triple Seven – King2 MS em 18/08/2022.

Confira o voo do recorde no site do XC Brasil

Informações por: Carlos Millan.

Fotos
Assista ao vídeo do local
Mapa de localização da rampa

Achou algum erro ou informação desatualizada?

    Outras rampas de voo livre

    Pin It on Pinterest