Altitude: 720m. Desnível: 700m. Quadrante: N|NE|E|SE|S|SW|W
Local: Sampaio Correia - Saquarema - RJ
Altitude: Rampa Norte: 720m; Rampa Leste: 700m; Rampa Sul: 440.
Desnível: Rampa Norte: 700m; Rampa Leste: 680m; Rampa Sul: 420m.
Quadrantes: Rampa Norte: N|NW|W; Rampa Leste: E|N|NE; Rampa Sul: S|SE|SW.
Acesso: Pegue a estrada Amaral Peixoto em direção a Sampaio Correia, aproximadamente 70 km do Rio de Janeiro. Após a descida da serra, próximo a Sampaio Correia, entre à esquerda em estrada de terra (ver placa indicativa “Vôo Livre” ). 4,5 km, de estrada de terra, razoável para qualquer carro, porém dependendo da época, principalmente depois de chuvas, recomenda-se o uso de carros 4x4. O ideal, é ir até o posto de gasolina Voo Livre onde se encontra o QG do voo livre, do instrutor local Wernec, que oferece o serviço de subida e resgate dos pilotos em carros 4x4.
Decolagem: Sampaio Correia oferece decolagem em 3 rampas que atende todos os quadrantes, a primeira na subida da estrada de acesso é a rampa Sul, com decolagens para os quadrantes Sul (S), Sudeste (SE) e Sudoeste (SW), mais a frente chega-se a rampa Norte, com decolagens para os quadrantes Norte (N), Noroeste (NW) e Oeste (W), rampa natural com suave inclinação e conta com grande espaço para montagem e decolagem de vários equipamentos e conta com Wifi, área coberta, banheiros e lanchonete. Mais a frente. a rampa Leste, com decolagens para os quadrantes (Leste, Norte, Nordeste) a decolagem em rampa natural com leve inclinação e amplo espaço para montagem e decolagem para vários parapentes, também conta com Wifi e área coberta. O voo de quadrante Nordeste é o predominante na região possibilitando grandes voo de cross country.
Pouso: Um dos pousos oficiais em Sampaio Correia é na área de plantação de feno, grande área ao lado esquerdo do posto de gasolina QG do Voo Livre (Não é permitido pousar ao redor do posto), fácil de localizar devido a duas grandes chaminés em seu terreno, decolando da rampa Sul qualquer parapente chega no planeio, decolando da rampa Norte ou Leste para chegar lá é necessário garantir a altura para se cruzar ou rodear a cordilheira e chegar ao pouso oficial do Feno. O outro pouso oficial é o do Tinguí (grande área de pasto em frente ao estádio de futebol) e conta com pousos alternativos antes do oficial e grandes áreas de pasto e gramado depois do pouso oficial.
Melhor Época: Dezembro a inicio de Março, com possibilidades de voo o ano inteiro.
Clube Responsável: AVLSC www.avlsc.com.br
Prós: Boa estrutura nas rampas para pilotos e familiares, belo visual, próximo a praia, vasta áreas plana facilitando pousos e voos para iniciantes, possibilidade de voos de todos os quadrantes, boa possibilidade de voos XC e resgate fácil ao longo da rodovia.
Contras: Em algumas épocas a estrada de acesso fica complicada para o acesso de carros não tracionados. Há uma preocupação inicial de quem não conhece o local por não avistar da rampa N o pouso oficial, porem qualquer parapente chega no planeio, em dias de vento leste forte existe a possibilidade de não chegar ao pouso oficial do Tingui.
Informações gerais: Rampa particular, é cobrada taxa diária de voo. Rampa Norte com excelente infraestrutura, lanchonete, banheiros e internet Wifi. Ao Pé da Rampa, existem excelentes opções de hospedagem (pousadas) e alimentação. Boas opções de hospedagem também em Saquarema a aproximadamente 23km.
Recordes: Parapente Solo: Rafael Saladine 218km. Parapente Duplo: Werneck 125km.
Informações por: Werneck e Carlos Millan.
Assista um vídeo do local
Mapa de localização
Condições de voo