Artigos e colunas

 

Conheça suas partes conforme explicações nas fotos abaixo:

 

Asa delta em detalhesExistem 2 tipos que se dividem em 4 modalidades de Asa Delta:

FLEXÍVEIS ou RÍGIDAS


1 - Flexíveis

Tem as velas em tecido (pano), que também podem ser Pano Simples ou Pano Duplo.

a ) Pano Simples: É quando a asa só tem pano no dorso da asa. Veja na foto o Leading Edge e a Quilha aparecem no extra-dorso.

b) Pano Duplo: É quando a asa tem pano no dorso e no extra-dorso. Veja na foto que não é possível ver o Leading Edge nem a Quilha, pois o pano duplo o cobre.

As Asas Flexíveis existem em 3 modalidades: Baixa Performance, Média Performance e Alta Performance.

- ASA DELTA  DE BAIXA PERFORMANCE - Usada para escola por ter baixa velocidade de planeio (Asa de Pano Simples)

- ASA DELTA DE MÉDIA PERFORMANCE - Usada como saída de escola, para principiantes (Podem ser de Pano Simples ou ter uma pequena parte de Pano Duplo).

- ASA DELTA DE ALTA PERFORMANCE - Também se dividem em 2 categorias: Com King Post e sem King Post.

- ASA DELTA COM KING POST - Usada somente por pilotos que já estão experientes e que desejam maior planeio e sustentação, conquistando assim maiores distâncias em vôo (Pano Duplo). São identificadas porque contem um mastro que fica em cima da vela da asa.

- ASA DELTA SEM KING POST - Usada por pilotos experientes e que buscam uma maior performance seja para competição ou voo croos-country XC, são asas com muita sensibilidade de comandos e alta velocidade, além de conseguir grande
sustentação, é uma asa de competição (Pano Duplo). São identificadas facilmente por não ter o mastro que fica em cima da vela da asa.

Asa delta rígida

 

2 - RÍGIDAS - Existem as Asas construídas com Dacron e grande parte ou totalmente em fibra de vidro. São usadas por pilotos experientes ou profissionais, que desejam maior planeio e sustentação, é uma asa que tem maior velocidade de planeio mas no pouso pode-se diminuir bastante a sua velocidade usando os Flaps.