SOL Paragliders
Altos Vôos - Asa delta e parapente

Último dia do X Cerrado bombaceira total voos de + de 200 Km.Seguuuuura o cocô moçada...2307


Hoje foi o último dia de prova do X-cerrado, infelizmente.  Mas amanhã tem vôo de lazer.
Ontem tínhamos a suspeita da liderança entre Cecéu  e Bigode Mas quem levou mesmo foi Renato Papa – Curreca SOL TR2  com 207 km´s voados, seguido de Milton Boom 8, com 204 km.
Acabei de chegar do resgate e não dá pra dizer nada ainda, Ceceu, Bigode, Mark e mais 4 pilotos estavam com muitos Km´s voados e provavelmente teremos vôos acima dos 200 hoje novamente.
Foi bacana ver o instinto de competição nos pilotos, querendo saber a posição do outro para decolar junto, fazer um vôo marcando o adversário, tava legal a briga pelas primeiras posições.
Mais uma vez  janela abriu as 11 da manhã, mas a condição forte e com vento um pouco cruzado  dificultou muito a saída de todas as categorias.  
Houve relatos de turbulência muito forte e térmicas assustadoras, inclusive com o lançamento de um reserva, mas o piloto está 100 % bem, nada ocorreu de grave.
A rota definida era pra Goiás, mas um vento de través jogou os pilotos mais para a direção S/SE, indo para Hitoraí – Km 50.  Dezenas de pilotos passaram desse ponto, onde uma multidão de Dust Devil´s esperava como se fosse furacões, eu amarelei feio, rsrsrsrs.
Teto de 2500 asL hoje de novo mas com um muita turbulência, uma camada fina de cirrus provavelmente da frente que chega ao sudeste, mas sem força de adentrar no centro-oeste, causa essa zona de perturbação no clima daqui.
Quero pedir desculpas aos amigos das categorias ½ e 2, em nome dos amigos do X-cerrado.  O que ocorreu é que devido a condição forte e as medidas de segurança adotadas nesse campeonato, a janela da categoria em questão era aberta um pouco mais tarde e a condição nem sempre era a mesma das 11 da manhã quando decolava a open.  É claro que ver os Open fazendo 200 km todo dia dá uma duvida na cabeça do piloto assim: -“será que eu de dhv ½ também não faria uns 150 km decolando no mesmo horário?”
Compreendo a possível frustração de alguns, mas garanto que tudo foi feito visando a mais absoluta segurança e conforto de todos.
Ano que vem já pensamos em aumentar os dias de competição e intercalar dias com janela mista e dias com janela prioritária para as categorias  ½ e 2.  Tudo é experiência positiva, acreditem.
No site do X-Cerrado já temos centenas de fotos que podem ser baixadas, à disposição dos amigos internautas.
Ontem teve uma Festa no Lago com o nome “Se beber não case parte 2”.  O tema não podia ser mais propício, pois teve piloto que acordou com amnésia (dezenas deles), alguns com tatuagem, outros dormindo na grama, rsrsrsrs.
A premiação é logo mais a noite e os resultados oficiais estarão no site até a meia noite, se tudo der certo e os pilotos retornarem do resgate.
Apuração impecável do amigo Zenilson Rocha.
Alguns  vôos de Hoje já estão no Xc-brasil.
Veja todas as novidades diárias no site     www.guia4ventos.com.br
Fico por aqui direto de Jaraguá, especial para a folha 4 ventos
;-)
Grande abraço a todos
Boni – www.xcerrado.com.br      /    www.guia4ventos.com.br

_____________________________________________________________________________

Cecéu e Bigode – TR2011 tratorando geral. 22-07

Olá amigos Parapentistas que se ligam no Guia 4 ventos,

Começarei dizendo:  Cecéu e Bigode – TR2011 tratorando geral.
Ontem tínhamos a suspeita da liderança, mas hoje se confirmou com Cecéu em Primeiro e Bigode em segundo, o que também se repetiu no dia de hoje.
Acabei de chegar do resgate e extraoficialmente o Guga do RS é o líder do dia na serial Class.
A janela abriu as 11 da manhã, mas a condição era de vento zero o que dificultou muito a saída de todas as categorias.   Impressionante foi que no decorrer do dia o vento soprou forte empurrando para a direita da rota escolhida, o que esparramou os pilotos por todos os lados nun raio de 100 km.
Bigode estava com um pouco de ensolação na rampa, mas decolou pro vôo, logo nos primeiros km´s tomou uma assimétrica bem forte que o fez despencar alguns bons metros.  A partir disso foi um vôo ralado até o Km 50 quando o pelotão ficou bem definido:  Ceceu, Bigode, Curreca, Milton, Claudio Mega, Boni e Lurdinha (é homem, por incrível que pareça o nome, rsrs)
Teto de 2500 asL com um pouco de turbulência, mas suportável.
Ainda não temos a apuração Oficial, tudo indica que foi Bigode e Cecéu novamente.
O recorde não deve cair ainda esse ano, pois amanhã é o último dia de prova e a previsão é de vento muito fraco, nada propício para a quebra de recordes, mas ...  quem garante?  Os pilotos estão voando muito.
Numa conta boba avaliando o X-Cerrado chega-se a um número maior que 10.000 mil kilometros voados durante o X-cerrado.
Vou pro jantar e apuração, amanhã tem mais notícias aos amigos.  Hoje tem boate no Lago, onde alguns pilotos estão se perdendo todas as noites e esquecendo o caminho do Hotel de volta, mas isso é um detalhe.
Destaque para a total integração entre os Estados, cariocas com paulistas em perfeita harmonia, os Gaúchos de mãos dadas com os catarinas, os paranaenses...  bem, esses são paranaenses né, rsrsrsrs.
Todos os resultados de ontem já estão disponíveis no site do X-cerrado -    www.goiasesparapente.com.br

____________________________________________________________________________

Hoje foi VALENDO o X-cerrado 21-07

Olá amigos Parapentistas que se ligam no Guia 4 ventos,

Hoje foi VALENDO o X-cerrado, a apuração do primeiro dia será no Butiquin do Ronaldinho, que ontem recebeu os pilotos para as inscrições, entregas do Kit com um CD, Camiseta, Mapa, adesivos com numeral, etc.

Tivemos um dia muito lindo com as velas Open Class decolando primeiro, com Bigode Ceceu, Washington abrindo a Compe Session,  depois foi a vez da Serial Class que literalmente “qualhou” o céu, com dezenas de parapentes numa mesma térmica da saída, parecia Mundial. Por último saíram as velas da categoria ½.
A prova foi definida com eixo na direção do vento de cauda que iniciou tocando para Mossameds, um tiro de 100 km reto,  porém hoje o vento estava mudando de direção 180 graus na camada superior, acima dos 2.000 metros asl, mudando completamente a estratégia dos competidores que demoraram mais de 1 hora pra fazer míseros 35 km e decidiram voltar a favor do vento na direção da rampa e voando mesmo alterar o eixo da prova, já que a pontuação é pela distancia OLC e os pilotos que ousariam voar nessa estratégia se deram muito bem.
Teto de 2500 asL novamente,  vento soprando caudal e lá se foram, mas o vôo não rendeu muito mais do que uns 70 km na volta.
Ainda não temos a apuração Oficial, mas Washington Peruche deve ter matado a prova do dia na Open, seguido de Sergio Rocha que pode ter matado na serial class.  Mas isso é extra-oficial, resultados mais apurados só lá pelas 21 hs, quando os pilotos voltarem do resgate.
O recorde que podia ter caído ontem foi alarme falso, mas o melhor vôo do dia parece que foi do Catarinense Renato Curreca de SOL TR2, fazendo 198 km no último dia de treino.
Alguns  vôos de Hoje já estão no Xc-brasil.
Veja todas as novidades diárias no site     www.guia4ventos.com.br
Bom,  fico por aqui, assim que eu tiver os results oficiais postaremos no site do X-Cerrado.
Fico por aqui direto de Jaraguá, especial para a folha 4 ventos

____________________________________________________________________________

Hoje foi o último dia de treino para X-cerrado, amanhã é valendo  e hoje ainda a noite as inscrições serão feitas no Butiquin do Ronaldinho...20-07

Olá amigos Parapentistas que se ligam no Guia 4 ventos,

Hoje foi o último dia de treino para X-cerrado, amanhã é valendo  e hoje ainda a noite as inscrições serão feitas no Butiquin do Ronaldinho, que já está com tudo preparado para receber os Pilotos de todas as partes do Brasil e do Mundo na cidade de Jaraguá.

Fomos mais uma vez beneficiados com um dia espetacular, porém hoje o vento estava um pouco lateral, gerando turbulência na cara da rampa e selecionando os pilotos que ousariam voar nessas condições.

Teto de 3.000 asL novamente,  vento soprando forte na direção de Goiás velho, rota bem conhecida.
O piloto brasiliense Rodrigo Zats abriu a fly session de hoje de cara botando alto e estigando os colegas, que tiveram que esperar uma janela segura de vento.
Alguns pilotos Paulistas reportaram vôo de quase 100 km, com um tempo digno de sertão Cearense – Quixadá, mas voando em pleno X-Cerrado.
Amanhã todos terão resgate oficial na rota definida, o que deve tranqüilizar muitos que ainda estão com um pouco de receio de possíveis roubadas de distância.
Alguns  vôos de Hoje já estão no Xc-brasil, estamos aguardando news do Rodrigo para verificar se caiu o recorde da rampa, pois o dia hoje com vento estava propício para isso e o horário de decolagem dele foi muito bom, antes do meio dia.
Veja todas as novidades diárias no site     www.guia4ventos.com.br
Bom, como voei desconfortável hoje e pousei cedo, posso postar mais notícias na madrugada, então  novamente serei breve nos comentários aos amigos, pois temos que ajudar no QG e na logística.

Fico por aqui direto de Jaraguá, especial para a folha 4 ventos

;-)
Grande abraço a todos
Boni – www.xcerrado.com.br      /    www.guia4ventos.com.br

____________________________________________________________________________________

Hoje Jaraguá estava Clássico, novamente com formações muito definidas num raio de 150 km, a partir do meio dia. 18-07
 


Como é treino o que tem acontecido é que a maioria dos pilotos estão voando muiiittoooooo  lento.  Não estão aproveitando tudo o que a condição tem a oferecer.
 
Mesmo assim voos de 100 km estão se repetindo todos os dias há mais de uma semana.
 
Muitos deles podem ser visualizados no XC Brasil   www.xcbrasil.org.
 
Estamos com o resgate do Rone Presidente do Goiases Clube, que amanhã nos brindará com sua presença no vôo.
 
Podemos decolar na rampa de grama sintética, simplesmente explendida.  Zero de sujeira no parapa.
 
Todos os Waypoints estão mapeados e a disposição dos pilotos, ninguém fica na roubada.
 
Um lembrete importante e que nunca é demais lembrar:  É proibido voar dentro de nuvens, a galera está abusando forte, hoje teve relatos de piloto chorando no rádio pedindo pra descer e chamando a mamãe, rsrsrsrs.
 
Brincadeiras à parte a condição tá forte, termais e dust devil´s por todo lado, é sempre bom ficar alerta aos dust´s, que próximo ao chão se tornam uma armadilha para os desavisados.
 
É isso aí, são 11 da noite quase, acabei de chegar no resgate, vou jantar e tomar um banho, amanhã brindo os amigos com mais notícias direto da terra do Pequi - Jaraguá - G.O.
 
Grande abraço a todos

______________________________________________________________________________

X-Cerrado News - primeiros dias de treino ! Condição ímpar !!! 17-07

Olá amigos parapentistas que acompanham o X-Cerrado através do Guia 4 ventos - www.guia4ventos.com.br

Cheguei hoje em Jaraguá um pouco tarde 13:00hs na rodoviária, até acertar as bagagens, chip de celular, equipamentos todos, etc... decolei atrasadão.

Mas mesmo assim Jaraguá não decepcionou, céu todo formado de nuvens, cumulus pompons esparramados em todas as direções.

O vento estava fraco, mas com uma tendencia a soprar na direção de Goiânia, o que tem sido durante a semana toda que passou.

Mesmo assim um grupo de pilotos ousou tentar um través no inicio do vôo para figir da rota de trafego aéreo e galgar um vôo acima dos 100 km.

Certamente conseguiram, eu caí entre o Km 40 a 50 na cidadezinha de Taquaral, onde fui recebido com festa.

É incrível como todos das cidades pequenas se mobilizam para ver a "atração" chamada Parapente, causa um fascínio muito grande nas pessoas.

No site do XC-Brasil.org vocês já podem apreciar os vôos de hoje e seus pilotos de destaque.

Hoje parecia Campeonato Brasileiro, cerca de 70 pilotos na rampa vindos de todas as partes do País, SC, Rio, SP, MG, RG do Sul, TO, GO, é um mapa de estados literalmente.

Amanhã com tudo preparado antecipadamente espero dar melhores news aos amigos.

Agora tenho que me despedir pois tem um Lual onde metade da cidade está convidada a participar, um LUXO !!!

Grande abraço a todos e estamos treinando com a contagem regressiva para o X-CERRADO.

Boni - SOL New TR 2011

---------------------------------------------------------------------------------

Eu voei o TR2 da Sol

leia aqui minhas impressões sobre essa máquina

minha biografia
+++++++++++

Paulista de Hortolândia - S.P.,  Carlos Bonifacio, conhecido pelos amigos como o irreverente e sempre feliz Boni.

Começou a voar parapente em abril de 1993,  com Gustavo Blos, após desistir da Asa Delta do amigo Genovil (in memorian) já que as Asas eram muito pesadas para seu Biotipo.

Sempre competiu amadoramente, pois era uma maneira divertida de confraternizar com os amigos e conhecer novos lugares.

Frequentador assíduo dos Campeonatos Paulista e Brasileiro, conseguiu algumas marcas interessantes como o Recorde Paulista de distancia Livre, e melhor piloto de Triangulo Fai 2010, além do primeiro Lugar no próprio Campeonato Paulista.

Sempre antenado nas novidades do Mundo do parapente, começou a escrever artigos amadoramente para a Parapente-BR, sobre equipamentos e sobre os bastidores das competições e política do vôo livre.

Após obter um grande público declaradamente fã de seus comentários e artigos, Boni resolveu escrever para os Sites mais respeitados como o Guia 4 ventos, que passa credibilidade e é Pioneiro.

As próximas viagens são para jaraguá de Goiás, em um dos maiores campeonatos de Cross Country do País, perdendo seu posto apenas para o X-Ceará, que não teve a edição de 2010.

Também no calendário estará o Meeting de Quixadá 2011 em novembro, onde se juntará a pilotos Internacionais e talvez a Expedição da SOL Paragliders em busca de marcas expressivas e quem sabe até um recorde para o Brasil.

Voou com dezenas de parapentes ao longo desses anos, tendo voado no maior parapente (alongamento) já feito no mundo e vendido comercialmente, o Blade.

Voou com os modernos parapentes de 2 linhas e hoje está com o apoio da SOL Paraglider´s voando o new TR 2011.

Entre seus comentários esse ano teremos uma pequena cobertura do X-Alpes em parceria com um amigo Espanhol que estará mandando news, que serão postadas no 4 ventos.

Espero que gostem, 

Vídeo do Youtube com o Recorde paulista:

http://www.youtube.com/watch?v=jXUlz547CiA

Boni  -  Enjoy your life flying

Especial - Guia 4 ventos

 

 

acompanhe o XCerrado aqui
veja reportagem sobre o XAlpes aqui

Versão impressa -Guia 4 Ventos

Guia 4 Ventos - edição gráfica

Apenas R$ 25,00 + taxa de correio.

Mais de 300 páginas com mais de 180 rampas do Brasil e América do sul, mapas, fotos, primeiros socorros e muita informação útil para pilotos de asa-delta e parapente.

Veja mais detalhes e encomende o seu.